Com a retomada da atividade econômica após a pandemia, quem esperou até agora para abrir o seu comércio pode aproveitar um momento de mais tranquilidade para iniciar o processo de abertura de uma empresa.
Contudo, antes de começar a comercialização de produtos e mercadorias é preciso resolver algumas burocracias inerentes ao processo de abertura de comércio em Nova Iguaçu-RJ.
Afinal, ter um negócio não formalizado poderá prejudicar a confiabilidade do seu estabelecimento e até mesmo ser alvo de processos judiciais por falta de regularização.
Pensando nisso, criamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber para abrir um comércio em Nova Iguaçu-RJ . Vamos lá?
Como abrir um comércio?
O primeiro passo para abrir um comércio é elaborar um plano de negócio, neste documento estão contidas as principais informações que irão orientar a sua atividade econômica.
Como o tipo de comércio, características do mercado, público-alvo, estratégias da concorrência e produtos a serem comercializados.
Além disso, antes de abrir comércio, o empreendedor também precisa entender quanto em dinheiro é necessário para iniciar as atividades do negócio e também definir quem serão os sócios ou se a empresa terá um único dono.
O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, possui um dos maiores e mais importantes centros comerciais do Rio de Janeiro.
Leia o próximo tópico com atenção e acompanhe o passo a passo para abrir comércio em Nova Iguaçu-RJ. Vamos lá?
Passo a passo para abrir comércio em Nova Iguaçu
- Solicite a consulta prévia de local
Após todas as características gerais estarem preparadas e o contrato social pronto é hora de realizar a consulta de viabilidade, este processo de verificação do endereço da empresa.
A consulta de viabilidade tem como finalidade principal verificar junto a prefeitura se o local escolhido é adequado para o seu comércio.
2. Cadastre-se no site da JUCERJA
Com a viabilidade do local aprovada, é preciso realizar o seu cadastro na Jucerja e fazer o pedido de viabilidade online. Então, a junta comercial irá verificar se o nome empresarial escolhido pode ser utilizado e se existe a necessidade do comércio obter o alvará do Corpo de Bombeiros.
Se estiver tudo certinho, o comerciante já sai com sua inscrição estadual em mãos.
3. Solicite seu CNPJ
A solicitação do CNPJ pode ser feita com facilidade pelo Portal Redesim, basta clicar na opção Coleta de Dados Online. O cadastro do CNPJ é feito através do preenchimento do DBE, Documento Básico de Entrada o qual deve ser preenchido com muita atenção.
Serão solicitados neste etapa:
- Tipo jurídico da empresa;
- Nome empresarial;
- Nome fantasia;
- Objeto social;
- Capital Social;
- Entre outras informações.
4. Pague as taxas e crie um protocolo
Toda abertura de empresa tem seus custos, por isso, não se esqueça de realizar o pagamento da taxa de registro.
Para tanto, utilize o menu “Guia Bancário” também no site da Jucerja. Depois de pago o boleto é possível gerar um protocolo de abertura de empresa no menu Protocolo Web.
Para assinar o documento de forma remota é preciso ter um certificado digital, caso contrário é necessário ir pessoalmente até a instituição. Para criação do protocolo são necessários os seguinte documentos:
- CPF e RG do titular e sócios
- Comprovante de residência
- Última declaração de Imposto de Renda
- Carteira do órgão regulamentador (como OAB, CRA, CREA, CORE, entre outros), se a empresa for relacionada a uma atividade profissional específica
- Endereço comercial
- Inscrição Imobiliária ou Indicação Fiscal do imóvel que será usado como sede
- Atividades da empresa (CNAE).
5. Solicite o alvará de funcionamento
A necessidade de alvará irá depender do tipo de produto comercializado. Dessa forma, empreendedores que comercializam fogos de artifício, produtos químicos, entre outras categorias estão obrigadas a obter o alvará.
Enquanto isso, se o seu comércio não comercializa nenhum produto ou mercadoria que represente risco à saúde ou de alta periculosidade a obtenção de alvará está dispensada.
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